21 setembro 2006

Dia da Liberdade de Software 2006:
  • Evento: Dia da Liberdade de Software 2006 (Software Freedom Day 2006)
  • Data: 16/09/2006, das 14:00 às 17:00
  • Local: Centro Universitário Feevale, Cidade de Novo Hamburgo, Estado do Rio Grande do Sul, Brasil
  • Promovido pelo Grupo de Usuários de Software Livre do Vale do Rio dos Sinos - SoftwareLivreVS
  • URL: http://www.softwarelivrevs.org/
Fotos:

As fotos do evento, tiradas por vários voluntários do grupo, estão disponíveis em http://softwarefreedomday.org/gallery/2006/america/brazil/softwarelivrevs/

Relatos:

"Cheguei no local do evento em torno das 10 horas da manhã para ajudar na
preparação do ambiente. O Rodrigo Goulart e o Marcos já estavam por lá, organizando os últimos detalhes. A FEEVALE foi muito eficiente e já tinha preparado tudo, envolvendo a disposição e instalação dos equipamentos, rede elétrica e lógica e colocação das mesas e cadeiras. Foi feita uma divisão do espaço para criar um ambiente reservado para as palestras, com canhão de projeção e cadeiras. No restante do ambiente havia 9 computadores com acesso à Internet que foram usados para demonstrar software livre para o público, além de outro canhão de projeção e de um amplificador de áudio, que usamos para demonstrações, jogos e exibição de vídeos. Na seqüência foram chegando o Carlinhus, o Gilberto, o Andreas, e os outros voluntários do grupo.

Pelas 13:30 já foram chegando as primeiras pessoas, antes do horário de abertura, que era às 14:00. Daí em diante, foram chegando cada vez mais pessoas. Na minha opinião este foi o evento com a maior presença de público que nosso grupo conseguiu reunir. Estimo em torno de 120 o número de pessoas atendidas, destas, 87 escreveram seu nome na lista de presença. Eu pessoalmente não distribuí nenhum CD, mas estimo que o grupo deva ter distribuído em torno de 80 CDs do Kurumin e 120 CDs do
Ubuntu.

A principal atividade da qual participei durante o evento foi atender pessoas interessadas em software livre para escolas. Tive o privilégio de atender a coordenadora responsável pelos laboratórios de informática de mais de 200 escolas públicas da região. Demonstrei com um LiveCD do Ubuntu o sistema operacional GNU/Linux, enfatizando alguns softwares livres educacionais, que instalamos durante a demonstração, entre eles o KTurtle e o GCompris.

Além da demonstração prática, que mostrou as características técnicas do sistema, conversamos bastante sobre a filosofia do software livre, falando sobre a definição de software livre, sobre as quatro liberdades, e sobre como tudo isto pode ser aplicado pela administração pública na educação dos alunos, além de representar uma economia de dinheiro significativa para as escolas. Acredito que conversamos em torno de duas horas sobre software livre para escolas.

Na outra uma hora restante do evento, conversei com algumas pessoas do grupo que eu ainda não tinha tido a oportunidade de encontrar pessoalmente, apenas pela lista, que hoje conta com pouco mais de 90
pessoas. Demonstrei o XGL e mostrei a animação Elephants Dream, que chamaram bastante a atenção do pessoal. Também divulguei o grupo e convidei novas pessoas a participarem do SoftwareLivreVS.

Minha avaliação geral do evento é que este foi o melhor evento que nosso grupo conseguiu organizar neste pouco mais de um ano de existência. Acredito que os contatos que fizemos terão uma boa repercussão na adoção do software livre na região, estou pessoalmente interessado em manter contato com as escolas, pois acredito que aí está uma ótima oportunidade para aumentar nossa comunidade e espalhar a liberdade de software para outras pessoas.

Obrigado a todos que participaram do evento e a todos que colaboraram para que nosso grupo realizasse o Dia da Liberdade de Software 2006."

-- Adriano

"Apresentei no FSD 2006 a placa de testes do projeto OLPC, rodando o SlackwareOLPC 1.0.0, porte feito por mim do Slackware para a máquina do OLPC (que espero qe substitua o Fedora no projeto oficial). Houve um enorme interesse, sendo até mesmo colocado como "destaque" por um jornal local (Jornal NH). Houve explicação das caracteristicas da máquina e da distribuição, sendo explicado também os problemas apresentados, tanto na distribuição como na máquina e as modificações que serão feitas na versão 2.0 (que deverá ser lançada durante o FISL 8.0 a ser realizado em abril de 2007). Houve também dúvidas sobre como oter uma placa destas, sendo as duvídas prontamente explicadas."

-- Marcos

"Cheguei no evento perto das 13:30, e já tinha gente circulando por lá (que não os voluntários). Foi o evento que teve mais gente participando (tanto em termos de voluntários quanto de público geral).
Em termos de diversidade, acho que conseguimos reunir vários segmentos da comunidade: estudantes da própria universidade, muitos professores, famílias, profissionais de TI e mesmo curiosos em geral.

Foram distribuídos em torno de 120 cds do Ubuntu e suas variações (Ubuntu, Kubuntu e Edubuntu), e mais de 80 do Kurumin. Ficamos o Márcio, o William, eu e algumas outras pessoas na porta, pedindo que as pessoas assinassem a lista de presenças e distribuindo os cds, e todos levaram pelo menos um Kurumin e um Ubuntu. Notamos uma saída bem maior de Ubuntu's para a plataforma 64 bits e Kubuntu -- esses foram os primeiros que faltaram. Os Edubuntu's também saíram rapidinho, dada
a grande participação de profissionais da educação no evento.

Pra mim, foi o evento mais legal até agora. Tivemos várias atividades acontecendo ao mesmo tempo, mas as demonstrações e conversas com os participantes foi o que foi mais interessante. Em algumas horas, a sala (que era grande) estava cheiinha de gente (tenho ainda que fazer o upload das fotos mostrando isso). Convidamos várias pessoas a fazer parte do grupo e participar dos próximos eventos -- isso quando as pessoas não se adiantavam e perguntavam elas mesmos sobre os próximos eventos e como fazer para participar. Sobre os voluntários do grupo, acho que foi o evento em que conseguimos juntar o maior número também, o que foi uma surpresa super positiva. Enfim, o evento todo foi uma experiência muito legal."

-- Mírian