26 setembro 2006

Palestras de Joomla! e FreeBSD

Foram apresentadas duas palestras no Dia da Liberdade de Software 2006. Estes são os relatos escritos pelos palestrantes Roberta Heckler e Rafael:

Resumo da Palestra de Joomla!

A palestra teve por objetivo apresentar uma nova ferramenta CMS (Content Management System) - Gerenciador de Conteúdos - muito utilizada para desenvolvimento de sites dinâmicos, relatando um breve histórico da mesma.

Foram citadas outras ferramentas CMS conhecidas mostrando em seguida algumas vantagens de utilizar o Joomla.

Principais vantagens:

- Totalmente Free (também chamado de FOSS - Free/Open Source Software);
- Grande variedade de recursos;
- Sistema de Controle de versões completo, permitindo auditorias;
- Recuperação de conteúdos alterados e seus históricos;
- Gerenciamento de múltiplos Sites em uma única instalação;
- Reutilização Real de conteúdos;
- Módulos para e-commerce
- Instalação bastante simples, requer apenas um servidor web (recomenda-se Apache), com PHP e MySQL e pode rodar sobre qualquer sistema operacional, incluindo Windows Server 2003, Linux, FreeBSD e demais sistemas UNIX.

Facilidades com Templates:

- Template praticamente todo em HTML e não é necessário que o designer conheça comandos específicos do sistema para criar novos modelos ou fazer alterações nos já existentes;
- Interface de edição bastante intuitiva, tornando simples realizar tarefas mais corriqueiras, como inserir e gerenciar conteúdos.

Ao final, apresentamos alguns exemplos de sites desenvolvidos com o Joomla como:

- www.bsdserver.com.br;
- www.necaavon.com.br;
- www.leadercn.com.br, entre outros, destacando a diferença entre eles mesmo utilizando o mesmo template.

Resumo da Palestra de FreeBSD

A palestra teve por obejtivo apresentar um breve relato sobre o Sistema Operacional FreeBSD, sistema este com uma divulgação menor que o Linux.

Foi apresentado um breve histórico relatando o nascimento da família BSD 15 anos antes do surgimento do Linux.

A família BSD (Berkeley System Distribution) é composta por 3 sistemas operacionais free/open-source e dois comerciais, a saber:

- FREE/OPEN:
- FreeBSD - foco principal em performance, disponibilidade de aplicativos e estabilidade;
- NetBSD - foco principal em portabilidade;
- OpenBSD - foco principal em segurança;

- COMERCIAIS:
- BSD/OS;
- Darwin/OS (Sistema Operacional dos atuais computadores Apple).

Os principais pontos abordados na palestra, reforçando o motivo pelo qual o FreeBSD também é uma excelente opção, foram:

- Aplicativos do Sistema Operacional e Kernel são fomentados pela mesma entidade, a Universidade da Califórnia, em Berkeley, ao contrário do Linux, que tem os aplicativos GNU e o Kernel desenvolvidos separadamente.

- Facilidade de atualização dos aplicativos instalados e do próprio sistema operacional, tornando a padronização do gerenciamento de diversos servidores uma tarefa mais simples. Foram citados o sistema de ports e de source upgrade.

- Todos os aplicativos de segurança (filtros de pacotes e firewall) são implementados no kernel (kernelland).

- A licença do FreeBSD chama-se BSD Licence, que é "mais livre" que a própria GPL: É possível pegar um código-fonte protegido por BSD Licence, alterar, fechar e vendê-lo. Um exemplo famoso é a pilha TCP/IP que a Microsoft utilizou no Windows NT: esta foi totalmente copiada da pilha TCP/IP do BSD.

- O sistema de partições do FreeBSD atua de maneira diferente à do Linux e
Windows: O FreeBSD utiliza uma partição física do disco rígido, e dentro dela cria "fatias", para separar fisicamente os diversos pontos de montagem. (/, /usr, /var, etc...).

Foram feitas demonstrações sobre os tópicos acima abordados. Em virtude deste
Sistema Operacional ser pouco conhecido não houveram dúvidas sobre o que foi apresentado. Houveram contribuições de um espectador já familiarizado com o S.O., que informou alguns dados técnicos relevantes.